quarta-feira, 30 de junho de 2010

Percepções do Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. . O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. O hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas. Pode-se citar algumas formas de se trabalhar com hipertexto, quando bem planejado: • sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta. • uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos. • para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente A eficiência do hipertexto no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilita difusão da informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos.

PLANO DE AULA

1 – IDENTIFICAÇÃO: Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante – Situado à Av. Castelo Branco nº 1914 – Vila Maria - Miranorte - TO 1.1 – PROFESSORAS: Adirce de Sousa Lobo Abreu, Eloína Pereira de Oliveira e Maria Célia Gomes de Sousa 1.2 – ESTABELECIMENTO: CEM Rui Brasil Cavalcante 1.3 – MUNICÍPIO: Miranorte - TO 1.4 – E-MAIL: adirceabreu@hotmail.com eloina_oliveir@hotmail.com mmariacellia@yahoo.com.br 1.5 – DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1.6 – CONTEÚDO: Funções da Linguagem 1.7 – SÉRIE: 1ª série 2 – TEMA: Identificando as funções da linguagem 3 – COMPÊTENCIA: Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações de acordo com as condições de produção e reprodução. 4 – HABILIDADES: • Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução; • Estabelecer relações entre os recursos expressivos empregados no texto e os efeitos de sentido produzidos por ele. 5 – DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: *Aula expositiva, com apresentações de slides utilizando O Data Show. *Discussão teórica e socialização com a turma sobre o tema abordado; *Leitura de textos que permeiam as diversas funções da linguagem; *Comentários das dúvidas levantadas pelos alunos; 6 – RECURSOS METODOLÓGICOS: Data show Computador MATERIAL DO ALUNO: Caderno, lápis, borracha, apostila. 7 – AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados durante todas as etapas da aula aproveitando os erros e as situações de aprendizagem; RELATÓRIO DA AULA: O uso dos recursos tecnológicos transforma o ambiente da sala de aula, tornando-a interessante e motiva o alunado. Ao comunicar que a aula seria ministrada na sala de vídeo os alunos ficaram estimulados e a participação foi efetiva, além disso, com essa diversificação trabalha-se também a leitura visual. Do decorrer da aula percebeu-se que a atenção do aluno foi despertada e com isso foram feitos vários questionamentos sobre o conteúdo ministrado que por sua vez não é tão simples, uma vez que funções da linguagem é um assunto que os alunos tem dificuldade de absorver pelo fato de ser muito complexo. Sabe-se, contudo que esta atenção redobrada da classe, deve-se à utilização dos recursos tecnológicos que além de facilitar o aprendizado do aluno e o trabalho do professor, modifica a rotina da sala de aula.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Gêneros textuais

 Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos. E cada texto realiza sempre um gênero textual. Cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo social, estamos agindo, estamos trabalhando. Cada produção textual, oral ou escrita, realiza um gênero porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais é que determinam o gênero adequado.Mas o que então pode ser classificado como gênero textual???
ode –se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana. Eles existem como mecanismo organização das atividades sociocomunicativas do dia-a-dia. Assim caracterizam-se como eventos textuais maleáveis e dinâmicos. Vejamos: Nas sociedades modernas, trabalho e obtenção de dinheiro estão intrinsecamente ligados. Por isso, muitas vezes não percebemos que algumas de nossas atividades cotidianas não remuneradas também são trabalho.O trabalho representa, na sociedade em que vivemos, para cada indivíduo, uma forma de se situar na sociedade, sendo ele remunerado ou não. Por isso trabalho é parte integrante da vida de cada um de nós.Nessa perspectiva, a linguagem é um dos nossos mais relevantes trabalhos. Pela linguagem agimos no mundo e nos identificamos como seres humanos, já que é o domínio da linguagem que nos diferencia dos demais habitantes animais do planeta.








Quais dessas atividades você identificaria como sendo “trabalho”??? Identificamos todas as atividades expostas como trabalho se tivermos a idéia, por exemplo, de que trabalho é qualquer atividade coordenada dirigida a um determinado fim, porém se a idéia for de que trabalho está ligado a dinheiro, talvez algumas dessas atividades possam não ter a mesma caracterização. Assim como as idéias que temos sobre trabalho dependem de nossa vivência, de nossa historia de vida, também o reconhecimento dos padrões e organização de textos depende do que já assimilamos sobre o que seja biografia, uma receita, uma nota de compra, um bilhete, uma carta, uma propaganda um sermão, um conto, uma crônica, uma aula, etc.