quarta-feira, 30 de junho de 2010

Percepções do Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. . O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento. Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. O hipertexto pode afetar, também, a forma de atuação do professor e do aluno. O professor tem parte de sua autoridade e poder transferidos ao aluno, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria. O aluno, tal como o leitor do hipertexto, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, sequenciando, derivando significados novos e acrescentando comentários pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas. Pode-se citar algumas formas de se trabalhar com hipertexto, quando bem planejado: • sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta. • uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos. • para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente A eficiência do hipertexto no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilita difusão da informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos.

Um comentário:

  1. ELOÍNA,
    REALMENTE O HIPERTEXTO É UMA FERRAMENTA DE INTERAÇÃO SUPER ATRATIVA,RESSALTANDO QUE NOS OFERECE MAIOR AGILIDADE QUANTO AO PLANEJAMENTO DE AULAS INTERDISCIPLINARES QUE COM CERTEZA SE TORNARÃO MAIS ATRATIVAS COM USO DESTE RECURSO.
    UMA ABRAÇO
    CELDA POLICARPIO
    MIRACEMA -TO.

    ResponderExcluir